Lipoaspiração HD: o que devo saber?

Qual a diferença da Lipo HD para a Lipo Tradicional?

Na Lipo tradicional aspiramos sempre a camada mais profunda. Já na Lipo HD, além de aspirarmos a camada mais profunda, também aspiramos a camada mais superficial, deixando propositalmente alguns pontos mais rasos e outros mais fundos, ou seja, esculpe-se a gordura , fazendo um jogo de sombras e luzes com o objetivo de evidenciar de forma natural a musculatura abdominal já existente no paciente.

Diferença entre lipo HD e Lipo tradicional

Qual o paciente ideal para a lipo HD?

Indicado para homens e mulheres que já possuam o hábito de realizar atividade física regular, bons hábitos alimentares e apesar de todo o esforço não conseguem ficar com o corpo definido. Se você se esforça e não fica com a aparência de um corpo mais sarado, esta técnica é para você!

Existem alguns requisitos que costumo observar:

1 – Possuir um IMC de 25 a 27, pois é a proporção entre peso e altura correta. Para calcular é só dividir seu peso pela sua altura ao quadrado (peso / altura x altura).

2 - Não possuir flacidez de pele na região do abdômen ou ter pouca flacidez. Em casos com pouca flacidez é associado o tratamento com tecnologias para a retração de pele, como o RENUVION.

3 – Ter um físico equilibrado, não precisa ser um (a) atleta, mas buscar um físico de atleta, cuidar de alimentação e praticar alguma atividade física.

Exercícios e Lipo Hd - Dr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplastica

Entenda melhor a Lipo HD se você tem flacidez!

1 - Pacientes com pele firme e elástica

Normalmente pacientes que sempre mantiveram o peso estável, jovens e que não passaram por gestação e não tabagistas.

São os pacientes ideais, aonde a definição irá se mostrar mais aparente e irá evoluir com boa retração de pele mesmo sem tecnologias.

2 - Pacientes com pele com pouca flacidez e já com perda da elasticidade

Pacientes que já apresentaram no passado alterações moderadas de peso, tiveram gestação mas com pouca alteração do peso e possuem hábitos de vida saudável.

Neste caso existem 2 grupos, pacientes em que não há sobra de pele e é necessária o uso de tecnologias para a retração de pele como o RENUVION para melhorar o resultado da cirurgia.

E pacientes com pouca sobra de pele em abdome inferior, aonde é indicada uma cirurgia de miniabdominoplastia junto com a lipoaspiração, além do uso de tecnologias para a retração de pele como o RENUVION.

3 - Pacientes com a pele muito flácida e com pouca elasticidade

Pacientes que durante a vida apresentaram muitas variações de peso(efeito sanfona), pacientes com história de grandes perdas ponderais por dieta ou cirurgia bariátrica e pacientes com grande sobra de pele após gestações.

Neste caso é difícil a realização da lipoaspiração HD, sendo indicado na verdade cirurgia de Abdominoplastia com Lipoaspiração de áreas específicas para melhora o aspecto geral do contorno corporal. Não é indicada o uso de tecnologias em áreas em que a pele precisa ser solta, como na área central do abdome quando há necessidade de correção de diástase abdominal.

flacidez e lipo hd Dr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplastica

Como funciona a avaliação da Lipo HD?

Na avaliação irei avaliar as áreas a serem tratadas, a possibilidade ou não de realizar o procedimento, a necessidade do uso de tecnologias para retração de pele e também a possibilidade de associações de áreas de lipoaspiração, enxertias e até outros procedimentos.

A lipoaspiração HD por já serem utilizadas algumas tecnologias é uma cirurgia um pouco mais demorada, podendo levar de 4 a 8 horas dependendo das áreas tratadas, por isto não é muito comum a associação com cirurgias grandes.

As áreas que podem ser tratadas são:

- região do abdômen

- região lombar

- flancos

- peitoral

- braços

- coxas

- costas

A associação com enxertias é comum, assim como a realização de miniabdominoplastia com lipoaspiração.

Em casos selecionados também é possível a associação de Lipo HD com prótese de mama.

Como é o pré operatório da Lipo HD?

O pré operatório da lipo HD tem início na primeira consulta, aonde você vai entender as indicações do procedimento e os possíveis resultados e eventuais eventos adversos. 

O paciente ideal para Lipo HD já tem hábitos de vida saudáveis, mas é comum que sejam solicitados alguns exames como

- hemograma completo

- glicemia de jejum e outros exames de sangue

- Bioimpedância

- Eletrocardiograma e avaliação de risco cirúrgico com cardiologista

- Avaliação pré anestésica

É recomendado que o paciente não seja tabagista e caso fume, interrompa o hábito ao menos 1 mês antes da cirurgia. Os medicamentos que você usa devem ser discutidos na consulta para que eu possa orientar sobre a suspensão ou manutenção deles.

Durante uma consulta antes da cirurgia você irá receber orientações sobre a internação, uso de malhas cirúrgicas e jejum. 

Deve-se evitar o uso de unhas de gel de silicone, esmaltes escuros, cílios postiços e apliques no cabelo.

No dia da cirurgia serão realizadas as marcações cirúrgicas nas áreas a serem definidas.

Quantos litros de gordura serão retirados Lipo HD?

Não existe uma definição de uma quantidade específica a ser retirada durante a lipo HD, a verdade é que às vezes pacientes mais atléticas a retirada poderá ser menor, já casos em que será necessário enxertias deve-se retirar mais gordura, portanto a avaliação é individual.

Avaliando-se a segurança do procedimento existe um limite máximo a ser retirado, que deve ficar entre 5 a 7% do peso corporal do paciente.

seguranca em lipoaspiracao Dr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplasticaDr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplastica

Posso utilizar a gordura que será retirada do abdome para aplicar em outra parte do corpo?

 

Claro que pode! E este é um procedimento muito realizado em associação com a Lipoaspiração HD, sendo difícil ser realizado um procedimento de retirada sem um de enxertia associado.

É comum a enxertia na região dos glúteos, músculo peitoral, músculo deltóide e nos músculos da coxa(vasto lateral e vasto medial).

Lipo Hd e lipoenxertia - enxerto de gluteos Dr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplastica

Existem diferentes graus de definição na Lipo HD?

Existem sim, a definição alcançada pode e deve ser combinada entre mim e você, para que se alcance um resultado mais natural. As definições podem ser de baixa, média e alta definição

ALTA DEFINIÇÃO

Esta é a em que os sulcos encontra-se mais profundos e marcados, normalmente também são realizados os "Six Packs"(gominhos) que irão mostrar bem a musculatura do abdômen, é uma opção bem procurada por homens e no caso das mulheres é mais escolhida em casos selecionados

MÉDIA DEFINIÇÃO

Neste caso a profundidade dos sulcos é um pouco mais rasa e evita-se a marcação dos metâmeros ( as linhas no abdômen que desenham os gominhos), neste caso são mais marcadas as linha semilunares, na lateral do abdômen, tendo um resultado no caso da mulher bem definido e feminino.

BAIXA DEFINIÇÃO

A marcação é pequena e lembra a lipoaspiração tradicional, realizada em pacientes com muita pouca gordura corporal que não permite que a gordura seja esculpida e se acentue a musculatura abdominal.

Lipo Hd de Alta definição Dr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplastica
Lipo Hd Lipo MD de media definicao Dr. Roma Júnior Cirurgiao plástico @drromajuniorcirurgiaplastica

Quais são os cuidados no pós operatório?

O pós operatório de Lipo HD é individual, mas no geral é possível retornar às atividades do cotidiano de 3 a 5 dias. É comum o uso de drenos de sucção no pós operatório para se evitar o acúmulo de líquidos(seroma).

É necessário um tratamento com fisioterapeuta especializada, que irá realizar o Taping(bandagem) pós operatório já no hospital para controle do inchaço, além disso uma profissional treinada e com experiência no tratamento de pacientes que fizeram uso de tecnologias é muito importante para o resultado final da cirurgia, sendo importante que você acompanhe com profissionais indicadas pelo cirurgião.

Alguns dos cuidados que quero listar são:

- repouso relativo por 3 a 5 dias

- uso de malha modeladora e espumas

- alimentação equilibrada e hidratação abundante

- evitar ficar sentada por muito tempo ou deitada por muito tempo

- movimentar as pernas caminhando a cada 2 horas pelo menos

Quanto custa uma Lipo HD?

O CFM(Conselho Federal de Medicina) proíbe a divulgação de preços pela internet. Por isto os valores só são passados após consulta

Como agendar uma consulta?

Entre em contato por whatsapp, para consultas onlines ou presenciais, em Votuporanga o telefone para contato é (17)996505070 e para consultar-se em Rio Preto o contato é (17)982240550

o melhor Dr Roma Júnior - Cirurgião plastico - especialista em cirurgias estéticas de prótese de mama, lipo hd, abdominoplastia e contorno corporal @drromajuniorcirurgiaplastica melhor resultado