O que é osteporose?

 

Osteoporose, que é literalmente o osso poroso, é

uma doença onde a densidade e qualidade óssea é

reduziada. Os ossos se tornam porosos e frágeis,

o que aumenta o risco de fraturas. Frequentemente

não há sintomas até que a primeira fratura ocorra.

 

O que causa a osteoporose?

Os nossos ossos são um tecido vivo que estão em mudança frequente. Desde o nascimento até a idade adulta os ossos estão se desenvolvendo e fortalecendo. Os nossos ossos estão com sua maior densidade próximo aos 20 anos - é o pico da massa óssea.

 

À medida que envelhecemos, algumas das nossas células ósseas começam a sofrer um processo de reabosorção, há dissolução da matriz óssea enquanto que no osso novo há depósito dessa matriz. Durante a nossa vida esses processos de formação e reabosrção ocorrem a todo momento, recebendo o nome de remodelação.

 

Em pessoas com osteoporose a perda é maior que o ganho. Dessa forma os ossos ficam mais porosos e predispostos à fraturas

 

Fraturas da Osteporose

Ao redor do mundo, 1 em cada 3 mulheres e 1 a cada 5 homens estão sujeitos a risco de ter uma fratura em decorrência da osteoporose. De fato, estima-se que ocorra 1 fratura em decorrência da osteoporose a cada 3 segundos. As fraturas mais comumente associadas a esta doença são as de quadril, coluna e punhos. A chance de esssas fraturas ocorrerem, particularmente no quadril e na coluna, aumenta com a idade tanto em homens como em mulheres.

 

São de especial preocupação as fraturas de quadril e da coluna. As fraturas dos corpos vertebrais da coluna podem resultar em severas consequencias, que incluem perda de peso, dor intensa e deformidade(corcunda). Uma fratura de quadril normalmente necessita de cirurgia o que pode levar à pessoa a tornar-se dependente de outras e até a morte.

 

Prevenção, diagnóstico e tratamento

 

A boa notícia é que existem várias ações que podem ser tomadas para prevenir e realizar o diagnóstico de osteoporose. Atualmente esta é uma doença que é plenamente tratada através de medicamento. Este tratamento combinado com mudanças do estilo de vida leva à prevenção de muitas fraturas. Assim, procure um médico reumatologista e faça a sua prevenção.

 

 

 

Consultorio Roma - Cirurgia Plástica e Reumatologia - Tratamento da Osteoporose