
A influenza ou gripe é uma doença infecciosa aguda do trato respiratório, altamente contagiosa, causada por vírus da família Orthomyxo - viridae, classicamente dividido em três tipos imunológicos: Mixovirus influenza A, B e C, sendo que apenas os tipos A e B têm relevância clínica em humanos.
A síndrome gripal clássica é caracterizada por início abrupto dos sintomas, com febre alta, calafrios, cefaléia, tosse seca, mialgia, fadiga e anorexia. Em geral, tem evolução benigna e autolimitada de poucos dias. Porém, é possível a ocorrência de complicações, que são mais comuns em extremos de idade e indivíduos com algumas condições clínicas, como doença crônica pulmonar, cardiopatias, doença metabólica crônica, imunodeficiência primária ou secundária, gravidez, doença renal crônica e hemoglobinopatias. As complicações pulmonares mais comuns são as pneumonias virais primárias e as pneumonias bacterianas secundárias, principalmente a pneumonia pneumocócica.
No Brasil, as vacinas disponíveis são constituídas de vírus inativados e fragmentados (portanto, sem risco de infectar o paciente).
A vacina contra a influenza é considerada segura e vem sendo utilizada no Brasil em campanha anual para a população com 60 anos ou mais e para adultos e crianças acima de 6 meses em situações clínicas especiais, entre elas os pacientes portadores de Artrite Reumatóide. É contraindicada apenas para pacientes com história de alergia ao ovo de galinha ou à própria vacina, bem como para aqueles que apresentaram síndrome de Guillain-Barré até 6 semanas após receber essa vacina.
Hoje a vacina para o influenza e H1N1 é recomendada para pacientes com artrite reumatóide!
#reumatologia #artritereumatóide #consultorioroma #vacinagripe #gripe